A família no evangelho de Marcos
está e não está, é e não é importante. Sempre presente, mas sem definir o
principal das relações que movimentam o Evangelho.
Vamos apontar alguns textos e
fazer a pergunta por esta presença ausente: de que maneira as relações
familiares são apresentadas? Qual o papel/lugar dessas relações no
desenvolvimento das narrativas do Evangelho?
1-
“primo”
não é parente?
A primeira relação familiar já se
apresenta no Evangelho de Marcos capítulo 1, vv. de 2 a 11: João Batista primo
de Jesus.
Eis aí envio diante da tua face o
meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho...
O texto de Marcos não aponta para
a relação de parentesco entre Jesus e João Batista. O texto de Lucas faz a
referência da relação familiar entre Isabel e Maria:
E Isabel, tua parenta... (Lucas 1, 36)
O que vai explicar a relação
entre Jesus e João vai ser a participação na missão de Deus: João vai ser
apresentado com uma moldura de profecia (Malaquias 3,1) como meu mensageiro, voz do que clama no deserto. Sem qualquer indicação de ser parte da
mesma parentela, o texto caracteriza
João com os elementos da vida no deserto: vestes de pelo de camelo, cinto de
couro e alimentando-se de gafanhotos e mel (Marcos 1, 6). Não há nenhuma
indicação de que Jesus e João compartilhassem um mesmo estilo de vida o que
poderia ser caracterizado como um habitus
familiar.
A mensagem de João Batista é:
Após mim vem aquele que é mais
poderoso do que eu, do qual eu não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as
correias das sandálias. (Marcos 1,7)
Seria possível apontar para um
processo significativo de adequação e subordinação das narrativas sobre João
Batista aos ciclos narrativos de Jesus. Este processo obedeceria a uma lógica
cronológica – João vem primeiro – e uma lógica de qualidade da ação no projeto
de Deus – João prepara, Jesus realiza; João anuncia, Jesus atualiza; João
batiza com água, Jesus com o Espírito Santo; João batiza, Jesus é o batizado
(Marcos 1, 8). Deste modo o texto de Marcos reconhece a importância do
movimento de João Batista para a criação das condições para o movimento de
Jesus. O processo de ajuste das narrativas vai ser pleno com a informação da
prisão de João:
Depois de João ter sido, foi Jesus
para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus. (Marcos 1, 14)
Esta breve análise dos textos
deixa ver que o vínculo familiar não é, em nenhuma hipótese, utilizado pelo
Evangelho de Marcos para consolidar o ritmo inicial de sua narrativa. João e
Jesus se aproximam a partir do que interessa para a apresentação da Boa Nova.
Vamos utilizar esta mesma chave
de leitura para estudar outros textos do Evangelho de Marcos. Faça a leitura do
texto e, se possível, compare algumas traduções disponíveis. Logo depois peça
ao grupo para recontar o texto com outras palavras. Volte para o texto bíblico
e leia novamente. Anime o grupo a trabalhar com o roteiro de perguntas.
2- pescadores que são irmãos? irmãos que são
pescadores?
Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os
irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores.
Disse-lhe Jesus: vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homem. Então eles
deixaram imediatamente as redes, e o seguiram. Pouco mais adiante, viu Tiago
filho de Zebedeu, e João seu irmão, que estavam no barco consertando as redes.
E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados,
seguiram após Jesus. (Marcos 1, 16 a 20)
Roteiro de Leitura:
1-
identifique
no texto as relações familiares
2-
identifique
no texto as relações de trabalho
3-
identifique
o cenário (lugar e coisas)
4-
como
vocês caracterizariam a relação entre trabalho e família?
5-
o que
vai ser deixado para trás? o que Jesus pede deles?
6-
no
segundo chamado o pai Zebedeu não vai ser incluído no chamado e também vai ser
deixado: o que isso significa no chamado de Jesus?
7-
no
chamado para o discipulado o que é mais significativo: o fato de serem irmãos?
o fato de serem pescadores? o fato de estarem dispostos a se comprometer?
3- a sogra de Pedro é mãe de quem?
E, saindo eles da sinagoga, foram com Tiago
e João, diretamente para a casa de Simão e André. A sogra de Simão achava-se
acamada, com febre; e logo lhe falaram a respeito dela. Então aproximando-se,
tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los. (Marcos 1,
29 a 31)
Faça a leitura do texto e, se
possível, compare algumas traduções disponíveis. Logo depois peça ao grupo para
recontar o texto com outras palavras. Volte para o texto bíblico e leia
novamente. Anime o grupo a trabalhar com o roteiro de perguntas.
Roteiro de Leitura:
1-
identifique
os personagens
2-
identifique
o cenário
3-
quem
fala sobre a febre as sogra de Simão? quem são eles que falaram?
4-
como
vocês avaliam as relações entre estes personagens?
5-
qual
a resposta da mulher depois do encontro com Jesus?
6-
a
“casa” é um lugar só para a família?
7-
o
serviço na casa é só para os familiares?
4- discípulos: filhos de... irmãos de...
(Marcos 3, 14 a 19)
Depois subiu ao monte e chamou os que ele
mesmo quis, e vieram para junto dele. Então designou doze para estarem com ele
e para os enviar a pregar, e a exercer a autoridade de expelir demônios. Eis os
doze que designou: Simão a quem acrescentou o nome de Pedro; Tiago filho de
Zebedeu e João seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer
filhos do trovão; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de
Alfeu, Tadeu, Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi também quem o traiu.
Faça a leitura do texto e, se
possível, compare algumas traduções disponíveis. Logo depois peça ao grupo para
recontar o texto com outras palavras. Volte para o texto bíblico e leia
novamente. Anime o grupo a trabalhar com o roteiro de perguntas.
Roteiro de Leitura:
1-
identifique
os personagens
2-
identifique
o cenário
3-
qual
o objetivo desse texto? quais as tarefas atribuídas?
4-
que
relações familiares são apresentadas? de que personagens?
5-
quem
não tem referência familiar apresentada?
6-
quem
tem seu nome trocado? qual seria o motivo?
7-
de
Simão sabemos que é Zelote; de Judas temos a informação de que foi o traidor: o
que estas informações nos dizem sobre o grupo convocado?
8-
como
avaliar o papel da família na convocação do discipulado?
5- a família de Jesus (Marcos 3, 31 a 35)
Nisto chegaram sua mãe e seus irmãos, e,
tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo. Muita gente estava assentada
ao redor dele, e lhe disseram: olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora
à tua procura. Então ele lhes respondeu, dizendo: quem é minha mãe e meus
irmãos? E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis
minha mãe e meus irmãos. Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é
meu irmão, irmã e mãe.
Faça a leitura do texto e, se
possível, compare algumas traduções disponíveis. Logo depois peça ao grupo para
recontar o texto com outras palavras. Volte para o texto bíblico e leia
novamente. Anime o grupo a trabalhar com o roteiro de perguntas.
Roteiro de Leitura:
1- identifique os personagens
2- identifique o cenário
3- compare com Lucas 8, 19 a 21: alguma
informação diferente?
4- como entender o chamado da família de
Jesus?
5- o que Jesus estava fazendo e com quem?
6- como entender a resposta de Jesus?
7- Jesus foi desrespeitoso com sua família?
8- qual compreensão de família Jesus apresenta
neste texto?
6- não é este o filho de Maria? (Marcos 6, 1 a
6)
Tendo Jesus partido
dali, foi para a sua terra e os seus discípulos o acompanharam. Chegando o
sábado passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam,
dizendo: donde vêm a este estas cousas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada?
E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho
de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? e não vivem aqui entre nós suas
irmãs? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: não há profeta sem
honra senão na sua terra, entre seus parentes e na sua casa. Não pode fazer ali
nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
Faça a leitura
do texto e, se possível, compare algumas traduções disponíveis. Logo depois
peça ao grupo para recontar o texto com outras palavras. Volte para o texto
bíblico e leia novamente. Anime o grupo a trabalhar com o roteiro de perguntas.
Roteiro de Leitura:
1-
identifique
os personagens
2-
identifique
o cenário
3-
como
entender os comentários sobre Jesus? o que dizem dele?
4-
como
as questões familiares são utilizadas nesses comentários?
5-
por
que as pessoas se escandalizavam? com o que?
6-
como
entender a resposta de Jesus?
7-
como
Jesus relaciona a profecia e a honra com a “terra”, os “parentes” e “sua casa”?
8-
como
entender a informação de que Jesus “não pode fazer nenhum milagre” na região de
seus familiares?
7-
nenhum
pai (Marcos 10, 23 a 31)
Então Jesus, olhando ao redor, disse aos
seus discípulos: quão difícilmente entrarão no reino de Deus os que têm
riqueza. Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em
dizer-lhes: Filhos, quão difícil é (para os que confiam nas riquezas) entrar no
reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que
entrar um rico no reino de Deus. Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo
entre si: então quem pode ser salvo? Jesus porém fitando neles o olhar disse:
para os homens é impossível; contudo não para Deus, porque para Deus tudo é
possível. Então Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te
seguimos. Tornou Jesus: em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado
casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim
e por amor do evangelho que não receba, já no presente, cem vezes mais casas,
irmãos, irmãs, mães, filhos e campos com perseguições e no mundo por vir a vida
eterna.
Faça a leitura
do texto e, se possível, compare algumas traduções disponíveis. Logo depois
peça ao grupo para recontar o texto com outras palavras. Volte para o texto
bíblico e leia novamente. Anime o grupo a trabalhar com o roteiro de perguntas.
Roteiro de Leitura:
Da 1ª. parte:
versículos 23 a 28
1- identifique o assunto principal da fala de
Jesus
2- que personagens e coisas são apresentadas
como ilustração?
3- como os discípulos reagem à fala de Jesus?
4- por que Jesus insiste no mesmo tema?
5- qual a reação de Pedro?
Da 2ª. parte: versículos 29 a 31
1- identifique o que precisa ser deixado de
acordo com a fala de Jesus (faça uma lista num papel grande dividido em 2
partes)
2- o que exige o “deixar”? que amor é esse?
3- o que Jesus aponta para ser “recebido”?
(anote cada item ao lado da lista já feita)
4- o que é “deixado” que não vai ser
“recebido”? como entender isso?
5- por que este projeto implica em
perseguições?
6- que modelo de família e de sociedade
aparece neste texto?
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